domingo, 15 de maio de 2011

Guia do corretivo

Oi meninas, tudo bem? Vim hoje falar de uma dúvida que atormenta todas as mulheres... Corretivos!
Eles devem ser mais claro que a cor da sua pele ou no mesmo tom? Ele deve vir antes ou depois da base??
Que textura devo usar???? Quantas dúvidas né?! Bom vamos lá então desvendar esses mistérios! kkk

 O corretivo é um grande aliado para eliminar olheiras, sinais, espinhas, cicatrizes, amenizar manchas e igualar a pele.

Usar antes ou depois da base???

Essa é uma dúvida que divide opiniões entre os maquiadores, uns preferem usar antes e outros após passar a base. Mas pode-se dizer que nas peles com mais correções a serem feitas é indicado que se aplique o produto antes de tudo, facilitando assim a visibilidade do efeito de camuflagem. Nas cútis mais jovens ou sem muitas linhas ou manchas, a base acaba resolvendo grande parte do problema por deixar o rosto uniforme. Nesses casos, o corretivo deve ser aplicado depois, apenas em pontos bem específicos que a base não foi suficiente para cobrir.
 Eu particulamente prefiro usar antes da base, o ideal é você testar e ver o que fica melhor na sua pele

Lembrando que:

O Corretivo não serve para amenizar linhas de expressão como pés de galinhas e bolsas de inchaço; e vincos, como os do queixo e da base do nariz ao canto da boca. "Aplicado nesse tipo de imperfeição o corretivo acaba chamando mais a atenção, pois a tendência é o produto penetrar nas linhas e ressaltar ainda mais o problema.

Que cor deve ser meu corretivo?

 Isso é uma coisa que você também vai ter que experimentar e ver o que fica melhor, existem maquiadores que defendem o uso do corretivo um tom mais claro que o da pele e maquiadores que defendem o corretivo no mesmo tom da pele. 
Eu gosto de aplicar o corretivo antes da base, assim uso um tom mais claro que o meu e por cima a base no meu tom de pele, para mim fica ótimo cobre super bem as olheiras e fica super natural, o corretivo tem que ser discreto, tem que parecer que ele não esta ali, que aquela é a sua pele de quando acorda!
Não gosto do resultado quando uso o corretivo do mesmo tom, parece que não cobre bem, mas como disse antes, você vais ter que testar mesmo e decidir o que fica melhor em você, caso você opte pela mesma técnica que a minha tenha muito cuidado, o corretivo tem que ser apenas um tom mais claro e por favor não exagerem! kkkkk

Corretivos coloridos

Sim, o corretivo não existe apenas com tonalidades de pele. Ele pode ser colorido também, como lilás, amarelo, verde, coral e vermelho. E a finalidade? A mesma do corretivo: camuflar imperfeições da pele como olheiras, pequenos vazinhos, hematomas e outras imperfeições.
Para obter uma pele uniforme e sem imperfeições é complicado apenas com o uso do corretivo “bege” ou tom de pele. Pois as imperfeições na pele são de diversas cores (de espinha vermelha às terríveis olheiras roxas), mas utilizando o corretivo colorido na cor certa todas as imperfeições podem ser neutralizadas, basta ficar atenta a combinação de cores. Para isso utilizamos a Teoria das Cores, que é muito simples: cores opostas, quando juntas, se neutralizam.
Então seguem algumas regrinhas básicas:
  • Corretivo amarelo: Para manchas amarronzadas e também pode ser usado para olheiras. Atualmente também indicam o corretivo salmão para este fim. Neutraliza pequenos hematomas e olheiras roxas;
  • Corretivo coral: neutraliza vitiligo em peles claras;
  • Corretivo lilás: Para manchas amarelas,  neutraliza manchas amarronzadas, manchas amarelo-laranja e espinhas inflamadas;
  • Corretivo verde: Para manchas avermelhadas (ótimo para disfarçar vasos sanguíneos nas pálpebras), espinhas ou ainda quando as olheiras são extremamente roxas também é indicado este tom;
  • Corretivo vermelho: neutraliza manchas brancas.
  • Corretivo alaranjado: para disfarçar espinhas avermelhas;

E para não errar: não tente disfarçar olheira roxa com o corretivo lilás. Por serem cores próximas o corretivo irá evidenciar ainda mais a olheira.
Após escolher a cor ideal para camuflar a imperfeição, vamos à aplicação:
  1. Limpar e hidratar a pele (sempre!);
  2. Passe uma pequena quantidade do corretivo colorido – com o dedo mesmo – espalhe até cobrir as imperfeições , dando batidinhas leves;
  3. Em seguida, aplique o corretivo líquido, do mesmo tom de pele, sobre o corretivo colorido para suavizá-lo e deixe a pele uniforme.
Relembrando: o segredo é utilizar um corretivo de uma cor oposta à imperfeição da pele para neutralizar, e após, o corretivo tom de pele para suavizar. Esse é o segredo para uma pele linda e o mais natural possível.

O corretivo também ajuda a fixar a maquiagem quando usado nas pálpebras e lábios antes de aplicar a sombra ou o batom.
Para uniformizar a pele ao redor da boca espalhe o corretivo com as pontas dos dedos ou com uma esponja. Vá passando o produto aos poucos e espalhe bem.
Não aplique o corretivo em grandes áreas do rosto. Lembre-se que você ainda irá aplicar outras camadas de base, pó e iluminador.
Para disfarçar sinais que tenham volume, como espinhas e pintas, o ideal é usar o corretivo líquido espalhando delicadamente. Assim, o volume fica no tom da pele e será menos percebido.

Qual textura escolher???

Assim como as bases, existem diversas texturas de corretivos. Os produtos vêm em várias apresentações, das mais líquidas aos bastões. A escolha tem a ver com a qualidade da pele e dos problemas a serem corrigidos.
·                   Líquido: são ideais para peles que não exigem grandes coberturas - são perfeitos para as peles mais maduras, que já apresentam linhas médias, ou seja, não tão leves, mas também não muito profundas. "Por conterem mais água, têm uma boa cobertura, deixando um efeito natural, principalmente para essa fase da vida em que os sinais começam a ficar mais pronunciados",
·                   Bastão: Tem como principal vantagem a praticidade de não sujar as mãos pois traz em si o mecanismo de aplicação e é perfeito para peles normais ou secas e que precisem de mais cobertura.
são indicados para as peles mais lisas e firmes, sem marcas de expressão. Eles cobrem totalmente sinais como acne e olheiras leves, típicas das meninas mais novas.
·                   Secativos: Para quem pretende tampar espinhas pode lançar mão dos corretivos-secativos. Se o produto não for específico pode piorar a situação da pele. E amanha ao invés de tapar 1 espinha, teremos um batalhão de espinhas para cuidar!
                    Cremosos: são indicados para as peles oleosas, pois a maioria contém substâncias hidratantes e assim melhoram o conforto e a sensação física do cosmético no rosto.
              
A diferença fundamental entre corretivo e base é:
A base é como se fosse uma aquarela. Tem transparência e serve para uniformizar os tons da sua pele. Por isso vc espalha a base.
Corretivo é como se fosse um guache... é denso. É um produto de cobertura por isso vc deve depositá-lo onde quer esconder o defeito. Não se espalha, dá toquinhos com os dedos até que o acabamento fique igualado e bonito.

Para comprar qualquer produto de pele deve testar no rosto mesmo. Nada de testar na mão, nos dedos, punho... o sol bate diferente dando outra coloração. Por isso quando sair para comprar o trio base, corretivo e pó vá sem maquiagem, ok? ;-)
Pode aplicar com pincel ou com os dedos (geralmente o dedo do anel que oferece menos força no rosto).

IMPORTANTE

Um erro básico que todo mundo comete: Aplicar corretivo em toda parte inferior dos olhos. Errado!!! Corretivo vai somente na parte ESCURA da olheira, exatamente onde vc quer que ela se iguale com o tom restante. Se aplicar na região total a diferença de cor continuará...
Para espinhas a aplicação é pontual. Passe bem em cima dela e toque várias vezes com os dedos até que a cor fique bacana.
Atenção: Sem excessos!! Senão fica parecendo uma massa corrida nos olhos! Tem defeitos que não dá para tirar 100% mas se vc conseguir amenizá-los 60% tá ótimo!!!
Para peles maduras importante que a região esteja bem hidratada antes por isso antes de começar a make passe um pouco de hidratante para os olhos.

Já que estamos falando em corretivos, não podia deixar de comentar sobre aquelas fotos das celebridades com mancha branca nas olheiras, gente aqueilo não é corretivo, vários maquiadores apontaram o iluminador como culpado. Nessas fotos, o problema é o momento e o ângulo do clique, e não o make da mulher. Como é uma noite especial, elas dão atenção maior ao iluminador, por isso pode dar a impressão de corretivo exagerado. E é proposital, para pessoas que vão circular e ser fotografadas em luzes diferentes. Daí, acontece esse efeito de máscara branca: de repente, um flash "estoura" (fica mais claro do que o real).






Espero ter ajudado todas vocês, bjos lindas!

10 comentários:

Nathalie disse...

Olha comprei pelo ebay, vai mto de vendedor, os valores q eles cobram, mas c frete ficou por 20 reais rsr, meu namorado me ajudou com o vendedor, pq eu n entendo mto o ebay (qualificação do vendedor), mas demorou uma vida p chegar rsr

Nathalie disse...

aa *** e depende tb do valor do dólar no momento

L. disse...

Nossa, ameeeeeeeeei o seu blog! E esse post ficou ótimo. Adorei as dicas!

Sou nova por aqui... Já estou seguindo você! Espero que você me siga também, amigas são sempre bem-vindas no meu blog! Bjinhoos!

Tatiana Forneck disse...

Adorei as dicas, ótimas mesmo :)
Vou tentar segui-las hehe
Beijos
http://estilize-se.blogspot.com/

Blog da Truzzi disse...

oi flor, td bem? adorei o post!
tem um selinho p vc lá no meu blog...
bjus
www.blogdatruzzi.blogspot.com

Unknown disse...

Ola....tem selinho....boa semana...Bjkas!!!!!

Dani`s disse...

O meu corretivo preferido é o da Tracta e acho que os corretivos fazem toda a diferença no make, linda já estou seguindo aqui porque adorei seu espaço, quando puder passa lá no blog que é o último dia do sorteio de mais de 20 itens!

http://www.danisnaweb.com

Beijocas!

Lila Czar disse...

Corretivo, ao lado do delineador, é um item que precisa de curso para saber usar!!! hehehe. São váriso detalhes a se prestar atenção, mas bem aplicado fica lindo!
Lila Czar
seviracom30.blogspot.com

Estética e Beleza disse...

Simplesmente adoreiiiii....
bjks

Esmaltólatras Assumidas disse...

oi flor!
adorei as dicas e o blog, já estou
seguindo.
bjus***

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates